terça-feira, outubro 09, 2007

Tento - vem ter comigo!


Performar-me a Ti
,
enquanto investigação
alguns textos vieram ter comigo...

  • Descobri que existe um conceito intitulado de: INTERcriatividade, que é a junção de interactivo com criativo.
perguntam vocês:
- "o que é que inter-criar tem haver com Performar-me a Ti?"

- TUDO! respondo eu.

Performar-me a Ti, pressupõe:
relação, interactividade e criatividade

Posso não tocar em Ti, mas posso-te contagiar, com o olhar, com o corpo, com a dança, com um gesto.




Interagir com o corpo, mesmo sem tocar é um dos objectivos.
Quero ver, quero sentir o espectador a inter-criar!

A oportunidade é minha, mas é essencialmente vossa.

  • Descobri que a evolução da PERCEPÇÃO HUMANA (Benjamin) desenvolve-se em 3 pontos de viragem: o aural, o da estética e sensibilidade e o da técnico-estética.
Destes 3, apenas os dois primeiros me interessam:

O estádio de percepção aural, (Antiguidade até Renascimento) caracteriza-se por haver uma atitude de distanciamento entre o espectador e a obra.
Aqui, existe contemplação, de um culto que implica culto.

O estádio de percepção estética sensível (Renascimento até Séc. XIX)
caracteriza-se não só pela ideia de culto, mas um culto profano, que procura o belo. A percepção e o belo não se esgotam na experiência sensível, pois há apreensão de valores , há um juízo.


  • É este juízo, que faz do espectador um elemento crítico!
"Por um lado o artista vê o valor expositivo da sua obra, por outro,
sabe que ao fazê-lo está a colocar a peça à apreciação de quem vê,
perdendo valor de culto"

by Cristina Sá


A percepção estética sentivel apela ao juízo!
Quando se fala em juízo, extremeço!
mas não posso.

"descomprimir" é uma das exigências do Dogma 05,

tento relaxar...
tento não pensar...
tento agir...
tento sentir...
tento desmaterializar...
tento mostrar o que de mais puro existe em mim!




Sem comentários: