quarta-feira, janeiro 09, 2008

joana campos silva
tenho razao qd falo da fotografia. nao tenho?
dá me a tua opiniao a tua imparcialidade irrita me

joão lopes cardoso
é óbvio q as fotografias congelam
mas muitas vezes tb podem realçar aspectos mais efémero ou rápidos

joana campos silva
mas é mais valido a fotografiado que o video? nao ?

joão lopes cardoso
depende tb do conteúdo da imagem
cada meio tem o seu papel
caso contrário apenas um dos meios subsistia

joana campos silva
esses aspectos que realçam para mim sao os mais realistas.
os mais verdadeiros. nao achas?

joão lopes cardoso
isso varia com os gostos das pessoas e a sua forma de percepcionar as coisas
o que para uma pessoa é óbvio ou bonito, par outras não o é
e o que é real tb é discutível

joana campos silva
joao. eu quero a tua opiniao

joão lopes cardoso
a partir do momento em que libertas a tua obra,
ela fica sempre sujeita ao olhar e avaliação do espectador

joana campos silva
mas eu estou a falar do verdadeiro grito
tu que assistis t . o que achas mais valido?

joão lopes cardoso
ainda ontem estava a ouvir uma entrevista de
uma jornalista e ela dizia o seguinte
podemos ter 20 jornalistas a fazer reportagem num local e no final iremos ter 20 interpretações de um momento ou situação totalmente distintas.
dependendo dos seus interesses, capacidades de observação...

joana campos silva
ok
posso publicar esta conversa? é importante para mim.

joão lopes cardoso
no caso do teu projecto,
o nome da obra pode servir para exemplificar isso a FUGA

joana campos silva
o qUE? O titulo tem tanta ou mais importancia que a obra? ele vale por si mesmo>?

joão lopes cardoso
quando apresentaste ou enquanto performaste, o teu projecto e ideias estiveram continuamente sobre a "avaliação" dos sentidos das outras pessoas

joana campos silva
hoje estas muito poético
sempre foste imparcial ao meu projecto, aceito, mas intriga-me.
pensei que ia ter um apoiante.

joão lopes cardoso
a partir desse momento, embora consigas controlar o acto criativo,
mas tarde ou mais cedo o trabalho é interpretado e tu, mesmo inconscientemente,
influenciada pelas opiniões ou acções dos espectadores, ouvintes...
não estou a dizer que ñ apoio

joana campos silva
isso sem duvida
apoias? mas tu nao gostas.

joão lopes cardoso
ñ é isso q estou a dizer

joana campos silva
nao vais apoiar uma coisa em que nao acreditas

joão lopes cardoso
nem sequer estou a dizer que não acredito
o importante é tu acreditares

joana campos silva
pois. mas eu quero a tua opiniao. e até agora não me adeste de um modo claro.

joão lopes cardoso
e apresentares essa "fé" que tens no teu projecto às pessoas

joana campos silva
se naoa quiseres dar, por mim tudo bem.
aceito

joão lopes cardoso
oh

joana campos silva
a fuga nao acabou... voltei a fase compulsiv de escrever. a culpa é de Duchamp

joão lopes cardoso
por isso mesmo, é o teu projecto

joana campos silva
ok...
vou publicar

joão lopes cardoso
é um reflexo da tua personalidade
daquilo que defendes
claro que para mim e, por uma questão de gosto, o lado fotográfico é importante

joana campos silva
já sei como me vou distrir em Bruxelas
acho que vou tornAR A minha viagem, numa obra de arte.. numa "coisa fugada"

joão lopes cardoso

considero que uma imagem fotográfica, mesmo que resultado de
um disparo momentâneo, ela é bem pensada, imaginada
por vezes o resultado surpreende-nos, bem ou mal
mas quando encontramos a nossa imagem, retemos todas as sensações do momento,
aquilo que observámos e filtrámos

e, se a imagem é realmente boa, o espectador irá tb entender e aperceber-se dos pequenos detalhes que compõem uma fotografia e, possivelmente a história que está dentro

é esse entusiasmo que quase sempre encontro nas fotografias, é associa-las quase sempre a histórias ou a estórias

joana campos silva
entao tu contribuiste de um modo positivo a interpretação do fuga

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